
Década 2010
março 5, 2024
Década 1990
março 7, 2024Histórico Cronológico das Principais Ações da ABIPTI (Anos 2000)
- 2000 – elaboração do projeto “Informação e Comunicação para os Sistemas Estaduais de Ciência e Tecnologia”, com o Informativo Gestão C&T, que desde 2004 tem sido exclusivamente apoiado pela Finep e já atende a cerca de 8,6 mil assinantes, nas versões online e impressa. Fazem parte do mailing todos os secretários de C&T dos Estados brasileiros, dirigentes de fundações de amparo à pesquisa, parlamentares, reitores, empresários e dirigentes de institutos de pesquisa de organizações que apóiam, desenvolvem e disseminam inovação tecnológica.
- 2000 – realização do primeiro Congresso ABIPTI – Tema Central: Gestão de Institutos de Pesquisa Tecnológica.
- 2001 – criação da Unidade de Gestão Ambiental da ABIPTI (GEAMB) para tratar das questões relacionadas ao meio ambiente, de acordo com os conceitos e preceitos da emissão zero, como preconizada pelo movimento da Fundação ZERI.
- 2002 – realização do segundo Congresso ABIPTI – Tema Central: Pesquisa Tecnológica para a Inovação e Competitividade das Empresas.
- 2004 – realização do terceiro Congresso ABIPTI – Tema Central: Tecnologias para inclusão social: o papel dos sistemas de Ciência, Tecnologia e Inovação.
- 2004/2005 – realização do Projeto Piloto ao Subprograma Programa RHAE Inovação Integração dos Arranjos Produtivos Locais na Amazônia Legal;
- 2004/2005 – criação da Secretaria Executiva do Fórum Nacional dos Secretários Estaduais de C&T;
- 2004/2007 – realização do Projeto Plataformas Tecnológicas para a Amazônia Legal, em parceria com o MCT e BASA;
- 2004/2007 – realização de atividades de difusão e popularização da C&T, envolvendo associados na Semana Nacional de C&T, Semana Abipti de Portas Abertas e publicação de matérias sobre desenvolvimento tecnológico para o tablóide “A Semana C&T”; criação de 5 vice-presidências regionais na diretoria da ABIPTI com o propósito de fortalecer a sua rede de conexões e consolidar a sua característica de instituição de âmbito nacional (considerado um de seus principais ativos);
- 2004/2008 – criação da Secretaria Executiva do Fórum Nacional dos Secretários Municipais da Área de C&T;
- 2005 – criação das Unidades de Arranjos Produtivos Locais e Tecnologia Industrial Básica, com o propósito de ampliar o espectro das suas áreas de atuação;
- 2005 – criação da UCA – Universidade Corporativa Alberto Pereira de Castro, com a realização dos seguintes cursos: Agintec/AP, Agintec/MA, Agintec/AM, Agintec/AC, 2006 – Agintec/RR, 2006 – Agintec/PA;
- 2006 – realização do Congresso ABIPTI – Tema Central: Competitividade e Riqueza Nacional: O Futuro das Instituições de Pesquisa no Sistema Nacional de CT&I; realização do I Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia do Biodiesel em parceria com SETEC/MCT e FINEP; realização dos Cursos de Formação de Agentes em Política Industrial –Paraná e Oficina de Elaboração de Projetos para Captação de Recursos em P&D; realização dos Cursos de Formação de Agentes em Política Industrial – Etapa Nacional; realização do II Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia do Biodiesel em parceria com a SETEC/MCT e FINEP; criação do Núcleo Executivo das Entidades Associadas; Criação de parceria institucional com o Conselho Nacional dos Sistemas Estaduais de Pesquisa Agropecuária – CONSEPA; criação, no âmbito da Agência Gestão C&T de Notícias, em parceria com a Unidade de APLs, dos informativos: Inovação Energética – Informação para o Setor de Energias Alternativas e Agronegócio & Inovação – Informação para o Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária; recebimento do Certificado Especial FOME ZERO EM AÇÕES DE INCLUSÃO DIGITAL;
- 2007 – realização do Congresso Brasileiro da Rede Brasileira de Tecnologia do Biodiesel; publicação do livro PLATAFORMAS TECNOLÓGICAS: Experiências e Tecnologias de Cadeias Produtivas Consolidadas na Amazônia Legal;
- 2007 – a realização das seguintes edições do Curso de Especialização de Agentes de Inovação Tecnológica – Agintecs,: Agintec/MT, Agintec/DF, Agintec/RO; realização de outros nove cursos de capacitação de curta duração, sendo: três edições do Curso Transformando ONGs em OCIPS, II Curso de Gestão da Informação: levantamento e coleta de informações via Internet, duas edições do Curso de Conhecimento em Rede: como implementar projetos de inteligência coletiva, Curso de Licitação e Contratos Administrativos, Curso de Difusão Científica: jornalismo científico e tecnológico;
- 2007/2008 – realização do estudo diagnóstico para a fixação de parâmetros de repartição de benefícios em cadeias produtivas da biodiversidade brasileira; apoio na criação dos Observatórios de Desenvolvimento Industrial Nacional e do Estado do Rio Grande do Sul; apoio na criação dos Observatórios de Desenvolvimento Industrial Nacional e do Estado do Paraná;
- 2008 – realização, pela Unidade de Assessoria Parlamentar da ABIPTI, em conjunto com a Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados, durante a Semana de C & T, do Seminário sobre o Papel dos IPTs; realização do Congresso ABIPTI, de 4 a 6 de junho, em Campina Grande (PB), com o tema central “Os desníveis regionais e a inovação no Brasil: Desafios para as instituições de pesquisa tecnológica”; eleição da nova presidência da ABIPTI, sob o comando de Isa Assef dos Santos, da Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi); 1º Seminário de Avaliação do Modernit – Projetos de Modernização dos Institutos de Pesquisa, realizado em parceria com a Finep, em Brasília; Projeto de Reestruturação da ABIPTI. A proposta foi submetida à Finep e tramitou ao longo do ano, sendo aprovada no final de 2008. Por meio dela, a associação terá um novo desenho institucional e projetos como o Excelência na Pesquisa Tecnológica serão reestruturados.
- 2009 – Implementação do Projeto de Reestruturação da Associação; Elaboração do Plano de Gestão Estratégica da ABIPTI; Inclusão do MCTI como Associado Institucional; Introdução do voto “on-line” nas Assembléias; Participação da SNCT 2009 (MCT) e no Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento (Unesco); Implantação do SAC e do Sistema informatizado; TOTVS para o gerenciamento financeiro