
ABIPTI participa de audiência na CCT do Senado Federal
março 21, 2025
ABIPTI participa da posse do presidente reeleito da Fiocruz
abril 7, 2025A Associação Brasileira de Instituições de Pesquisa, Tecnologia e Inovação (ABIPTI) recebeu a visita da BIOTEC Amazônia, um de seus associados e da Associação de Universidades Amazônicas (UNAMAZ), agência multilateral de cooperação científica, tecnológica e cultural composta por oito países amazônicos.
O encontro contou com a presença do presidente da BIOTEC Amazônia, Dr. José Seixas Lourenço; consultor da UNAMAZ, Dr. Marcelo Lima; do ex-embaixador do Itamaraty e consultor da UNAMAZ, Carlos Alfredo Lazary e do advogado Dr Luiz Ricardo Marinello que foram recebidos pelo presidente da ABIPTI, Dr. Diego Menezes. A visita teve como objetivo discutir temas de interesse comum entre as instituições e estabelecer uma agenda conjunta para 2025.
Durante a reunião, a BIOTEC apresentou seu portifólio de projetos, destacando algumas iniciativas que considera importante o apoio da ABIPTI, entre elas as ações voltadas para a COP-30 e a chamada pública da Finep/BNDES, que visa fomentar a atração, implantação e/ou expansão de Centros de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Centros de PD&I) em todo o Brasil. Lançado em fevereiro deste ano, o edital de R$ 3 Bilhões de reais irá fortalecer e ampliar o SNCTI. As Propostas deverão, obrigatoriamente, contemplar a implantação ou a expansão de Centros próprios de PD&I, no Brasil, para a realização de atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação relacionadas a pelo menos uma das missões da NIB, conforme definido na Resolução do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial nº 01/2023, de 06/07/2023.
A ABIPTI apoiara o BIOTEC Amazônia na abertura de agendas institucionais relevantes, tais como ministérios, órgãos de classes e empresas, além de indicar outros ICTs associados que atuem nas áreas correlatas a inserção do projeto que será submetido.
Outro assunto abordado foi a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP-30), que será realizada em Belém, no Pará, de 14 a 26 de novembro de 2025, local sede do BIOTEC. Durante a agenda interinstitucional o Dr. Diego, identificou pontos de convergências para maximizar a participação das duas instituições na COP-30, bem como declarou o desejo de contar com outras ICTs associados, afirmando que a ABIPTI está a disponível para gerar ações sinérgica.
A Associação de Universidades Amazônicas (UNAMAZ) também foi um ponto de pauta, compreendendo que a relação entre as ICTs e o ecossistema universitário é convergente, pois ambos são importante atores do SNCTI. A UNAMAZ foi criada em 1987 durante a reunião da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), contando com 68 instituições membro nos 8 países sul-americanos que formam a bacia amazônica: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guyana, Peru, Suriname e Venezuela. Atua como uma agência multilateral de cooperação científica, tecnológica e cultural, que visa a integração das universidades e instituições de pesquisa dos países amazônicos. A UNAMAZ também realizará ações durante a COP-30 e apresentou interessem em modelar iniciativas com a ABIPTI, a presidência acolheu a iniciativa por compreender que será uma importante oportunidade para ampliar a visibilidade de ações desenvolvidas pelas ICTs associadas. Um GT de trabalho será criado pelo conselho da ABIPTI para definir as ações institucionais durante o evento da COP-30, buscando o fortalecimento da representatividade institucional por meio da participação dos associados.
Convite
Ainda em reunião, a ABIPTI recebeu convite da BIOTEC Amazônia para o Fórum Internacional de Bioeconomia Amazônica-FIBAM, em Belém, que acontece nos dias 27 e 28 de maio de 2025, evento que promete ser um marco no debate sobre economia verde e sustentabilidade na região Amazônica.
O FIBAM reunirá, em um só lugar, importantes líderes empresariais, investidores, acadêmicos e startups, todos engajados em discutir e promover inovações que possam impulsionar o desenvolvimento sustentável da Amazônia. o evento se consolida como um dos principais palcos globais que anualmente discute temas cruciais relacionados às cadeias produtivas e à busca por soluções sustentáveis.