ABIPTI promove evento para levar contribuição de ICTs privadas para nova Estratégia Nacional de CT&I
abril 4, 2024ABIPTI celebra acordo com SMDUE para apoiar Web Summit Rio
abril 11, 2024Conferência promovida pela ABIPTI demonstra potencial socioeconômico de ICT’s privadas
A 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (5CNCTI) vai trazer a colaboração de diferentes segmentos do setor, de todo o País, com objetivo de contribuir para a construção da nova Estratégia Nacional para o setor a ser executada até 2034.
A Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (ABIPTI) está presente em diferentes áreas da organização da 5CNCTI. A ABIPTI representa as principais Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICT’s), responsáveis no último triênio por mais de 600 mil empregos e mais R$ 30 bilhões em arrecadação de impostos para o Brasil. Tamanho que a credencia a integrar o comitê executivo e a comissão de organização.
O apoio da ABIPTI vai além da organização da 5CNCTI. A associação também contribui diretamente para a Estratégia Nacional de CT&I. Organizou, ainda, a Conferência Livre: O papel das ICT’s privadas em TIC no ecossistema de PD&I e na NIB (Nova Indústria Brasil), com o objetivo de mostrar o potencial deste segmento e em como ele pode atuar de maneira ainda mais forte na solução de problemas do País.
“Esta é uma oportunidade para a população brasileira conhecer o trabalho das ICT’s privadas. Provavelmente, muitas pessoas já utilizaram alguma tecnologia de uma representante do nosso setor. Porém, elas acabam sem reconhecimento pois a marca do produto final não as expõe. Então, este é um fórum ideal para não apenas mostrar que existimos, como também para mostrar nosso papel na economia nacional, bem como também colaborar com a criação da nova Estratégia Nacional”, relatou o presidente da ABIPTI, Paulo Foina.
Conferência Livre
As Conferências Livres são uma nova modalidade criada para a 5CNCTI. De acordo com o secretário-adjunto da 5CNCTI, Anderson Barros, essa categoria é uma nova porta para ouvir a sociedade.
“Diferente das Conferências Temáticas, que foram idealizadas pelo MCTI, as Livres são oriundas de segmentos importantes da sociedade que contribuíram para a Estratégia Nacional. Esse é o exemplo das ICT’s, privadas e públicas, vinculadas à ABIPTI e que têm papel fundamental para o Brasil”, afirmou Anderson Barros.
Além de ICT’s privadas, o evento reuniu representantes de empresas, ministérios e universidades para dar publicidade às ações do setor, bem como construir um documento conjunto, com o objetivo de contribuir para um plano decenal de ações públicas em ciência, tecnologia e inovação.