ABIPTI sob novo comando: posse do novo Conselho Diretor
julho 29, 2024IPDEC, associado da ABIPTI, realiza evento com foco em jogos eletrônicos
setembro 12, 2024ICTs terão papel estratégico na nova ENCTI
Ouvir toda a sociedade brasileira para a construção de um plano setorial para a próxima década. Esse foi um dos principais objetivos da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (5CNCTI).
Todos os atores do Sistema Nacional de CT&I estiveram presentes na 5CNCTI para contribuir com a Nova Estratégia (ENCTI) do setor.
Ao final da conferência, um segmento saiu muito fortalecido: o das Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs).
Isso é o que diz a comandante do MCTI, ministra Luciana Santos. Em entrevista ao Portal ABIPTI, Luciana destacou o papel fundamental destas instituições para o Brasil.
“As ICTs são estruturantes no nosso Sistema Nacional. A gente consegue ter produções Científicas espetaculares. É só observar o que fazem a Embrapa e a Ficruz”, explicou a dirigente citando dois associados da ABIPTI. “Este setor é um dos grandes pilares quando pensamos nos executores da inovação no Brasil”, complementou.
Na mesma linha de pensamento está o secretário-geral da 5CNCTI, Sérgio Machado Rezende. Ele, que foi ministro de CT&I, relata que as ICTs terão papel fundamental dentro da nova ENCTI.
“É preciso reconhecer o trabalho precioso desenvolvido pelas nossas ICTs. Elas certamente estarão envolvidas neste plano estratégico para a ciência, tecnologia e inovação no Brasil.
Números da 5CNCTI
Em sua quinta edição, a Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação teve como tema “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil mais Justo, Sustentável e Desenvolvido”. O evento foi realizado em Brasília entre os dias 30 de julho e 1° de agosto e encerrou uma longa jornada que começou em 2023.
Para preparar a 5CNCTI, foram realizadas mais de 270 reuniões em todo o Brasil. Foram mais 37 encontros temáticos entre Conferências e Seminários, além de mais de 157 eventos livres, nas cinco regiões do Brasil. Ao todo, mais de 200 pessoas trabalharam para organizar o evento e cerca de 100 mil espectadores participaram das discussões, de forma presencial ou online.
ABIPTI na 5CNCTI
A ABIPTI foi uma das instituições que participaram da organização da Conferência. A instituição também esteve presente no comitê executivo e liderou o time de articulação do evento. A Associação ainda organizou uma Conferência Livre com foco na atuação das ICTs privadas no desenvolvimento do País.
Segundo o presidente da ABIPTI, Diego Menezes, a associação seguirá os trabalhos para apoiar o “pós evento”, sobretudo ao representar as ICTs no processo de contribuir com propostas para construção da Estratégia Nacional de CT&I.
“As ICTs são essenciais nesse caminho de diálogo entre as universidades e o mercado, fazendo com que tecnologias consigam transpor o vale da morte e gerando riquezas para o País”, afirmou.
Inteligência Artificial
A 5CNCTI também foi palco de um importante acontecimento para o País que foi a entrega do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA)ao presidente da República.
O Plano, que havia sido pedido por Lula à comunidade científica durante reunião do Conselho Nacional de CT&I ( CCT) em março deste ano, tem como meta pavimentar o progresso e a execução ética e sustentável da IA no Brasil. Para isso foram reservados recursos da ordem de R$23 bilhões.
A iniciativa foi dividida em seis alas: Infraestrutura e Desenvolvimento; Difusão, Formação e Capacitação em IA; IA para aprimoramentos no serviço público; IA para inovação empresarial; Apoio ao Processo Regulatório e Governança da IA.
O Plano reserva cerca de 60% dos recursos para a inovação empresarial