ICT’s movimentam mais de 220 mil empregos e R$11 bilhões em impostos em 2023
abril 11, 2024Ministra defende urgência na prorrogação de incentivos fiscais a TICs e semicondutores
abril 19, 2024ABIPTI lança programa para acelerar projetos no DF
VOADF POWERED BY InovAtiva vai ajudar 25 iniciativas e deve potencializar o crescimento da região
A Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (ABIPTI), lançou nesta segunda-feira (15) o programa VOADF POWERED BY InovAtiva, que tem como objetivo impulsionar o empreendedorismo e a inovação no Distrito Federal.
O VOADF vai apoiar projetos em estágio inicial de desenvolvimento, especialmente nas fases de ideação ou criação. Ao todo, serão apoiadas 25 ideias de diversas áreas de atuação.
Desenvolvimento da tecnologia no DF
Na avaliação do presidente da ABIPTI, Paulo Foina, o programa vai ajudar a desenvolver o potencial tecnológico da região.
“É uma boa oportunidade para que startups do DF que tenham projetos interessantes e inovadores apareçam e recebam instrução, recursos e visibilidade para os seus investimentos futuros”, disse Foina.
O desenvolvimento científico e tecnológico causado pelo VOADF também foi destacado pelo representante da Fundação CERTI, Renan Hubert. Ele também ressaltou a importância do conhecimento e da experiência da ABIPTI para a iniciativa.
“Aqui no Distrito Federal a instituição que nós encontramos para executar o programa foi a ABIPTI, por fazer parte do ecossistema não só local, mas também nacional, atuando fortemente para o fortalecimento e desenvolvimento da inovação”, ressaltou Renan.
Impacto econômico do VOADF
Além de estimular a economia, o impulsionamento de projetos também vai trazer benefícios para a economia do Distrito Federal. A coordenadora geral do InovAtiva pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Roberta Romancini, ressaltou a importância da iniciativa da ABIPTI para a construção de um cenário propício para o crescimento econômico.
“Após a ação da ABIPTI na execução do VOA DF, esperamos que o ecossistema local se aqueça e que as empresas possam ter mais segurança em questões jurídicas, de compras, na valorização e precificação. É isso que a gente busca, dar ânimo no ecossistema local, que antes estava pronto, porém não agitado”, declarou Roberta.
Opinião de quem já participou
André Machado Moura é CEO da startup NJORD Comércio e Processamento de Pescados e já participou do programa. Ele conta que o VOADF foi um divisor de águas para a empresa, que aumentou o faturamento em aproximadamente 20% após a ajuda.
“Participar do programa mudou completamente a perspectiva que a gente tinha como empresa, estruturar como as coisas realmente deveriam ser feitas, e o processo inteiro, os marcos, são muito bem planejados pra gente pensar bem como é que esse modelo vai funcionar”, destacou André.
VOADF POWERED BY InovAtiva
O VOADF faz parte do InovAtiva, hub de inovação comandado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e pelo Sebrae e executado pela Fundação Certi, instituição associada à ABIPTI.
Há mais de 10 anos o maior programa de aceleração de startups da América Latina, o InovAtiva, já auxiliou cerca de 4 mil empresas. Também recebeu mais de 18 mil projetos de mil cidades, com impactos diretos na economia local.
Como participar do VOADF
Podem se candidatar ao programa startups do DF com projetos inovadores em produtos, processos ou serviços. As empresas devem estar em fases iniciais, de criação e idealização.
Os projetos selecionados vão ter acesso à capacitação e treinamento em empreendedorismo e inovação, mentorias especializadas e ferramentas de apoio para converter sua ideia inovadora em soluções com viabilidade junto ao mercado.
Os interessados em participar do programa podem se inscrever através do site do programa.