A ABIPTI esteve presente em audiência pública sobre a projeto que regulamenta a Reforma Tributária (PLP/68/24)
junho 7, 2024ABIPTI sob novo comando: posse do novo Conselho Diretor
julho 29, 2024Audiência debate a importância das unidades de pesquisas do MCTI
Das 17 unidades de pesquisas vinculadas ao MCTI, 12 são associadas à ABIPTI
A missão da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (ABIPTI) é promover e representar as instituições científicas, tecnológicas e de inovação (ICTs) públicas e privadas do Brasil.
Parte dos filiados ABIPTI que são públicos são Unidades de Pesquisa só Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Entre elas está o Instituto Nacional de Tecnologia (INT), sócio fundador da ABIPTI).
Debater a importância das unidades de pesquisas do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), foi o tema de audiência pública dessa quarta-feira (3), promovida pela Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI) na Câmara dos Deputados.
Como um dos convidados para o debate, a atual Subsecretária de Unidades de Pesquisa e Organização Social do MCTI e ex-presidente da ABIPTI, Isa Assef, destacou que a limitação de recursos humanos e financeiros impossibilitam a execução de programas da pasta. “Sem recursos humanos e financeiros, torna-se difícil aumentar a produção de ciência e tecnologia no nosso país”.
Presidente da ABIPTI por 6 anos, de 2008 a 2014, Isa Assef, disse conhecer de perto a realidade, não só das unidades de pesquisas, mas também das ICTs. “Fui presidente da ABIPTI por 6 anos e das 17 unidades de pesquisas vinculados ao ministério, 12 são associados a ABIPTI. Por isso, conheço bem a estrutura dessas unidades, bem como das ICTs e a dificuldade de se manter e executar seus programas”.
A Subsecretária do MCTI defendeu, ainda, a manutenção contínua do orçamento da pasta para executar melhor os programas prioritários. “Faço aqui um apelo aos parlamentares na defesa e manutenção de um orçamento condigno para que possamos fazer o melhor para a ciência e tecnologia brasileiras”, finalizou Isa Assef.
Durante a audiência pública, Isa Assef, destacou também a importância da melhoraria e manutenção orçamentária da pasta, o fortalecimento da estrutura de ciência e tecnologia para garantir melhor competitividade com outros países, além de parcerias internas e internacionais e a integração das unidades.
Visão parlamentar
Parlamentares da Comissão de Ciência e Tecnologia reconheceram a importância da inovação tecnológica e a necessidade de valorizar as unidades de pesquisas e as ICTs públicas e privadas do Brasil.
As unidades de pesquisas são responsáveis na realização de pesquisas, promover a inovação científica, formar recursos humanos, conservar acervos e comunicar conhecimento nas áreas de atuação.